sábado, 12 de janeiro de 2013

FILME: «Bel Ami» de Declan Donnellan e Nick Ormerod


A questão que se me colocou ao ver este filme foi o quanto ele se ajusta aos tempos de hoje. E, enquanto metáfora, como não ver neste homem vindo dos estratos mais baixos da sociedade, mas capaz de utilizar os seus talentos de galanteador junto das mulheres para ascender socialmente, uma representação de muitos quantos hoje (se) nos governam? Um filho de gasolineiro, que consegue ser o político com mais tempo de exercício em cargos públicos numa democracia a que é ideologicamente alienígena? Um filho de retornados, que singra na jota laranja, galanteia ângelos e outros que tais e acaba na cadeira de primeiro-ministro a destruir tudo quanto possa interessar ao estrato social de onde emergiu? E donde surgiu o relvas? E o moedas, cujo pai, comunista bejense ainda deve andar ás voltas na cova a saber como gerou tal víbora?
Sim, os Bel Amis andam mesmo por aí, mesmo que já não sejam as mulheres os alvos das suas atenções interesseiras. É só prestarem-se a servir de marionetes aos verdadeiros donos do poder, e lhes queiram servir de altifalantes!
E se o arrivismo nem sempre acaba bem - vide o que acontece ao Barry Lindon de Stanley Kubrick! - também os há que morrem descansados sem terem quem lhes chegue a roupa ao pelo como mereceriam!
Eles mostram que Hobbes tinha razão quando dizia ser o homem o verdadeiro lobo do homem. Porque se muitos são capazes da abnegação de lutarem e sofrerem pelos seus irmãos humanos, também os há capazes das piores canalhices. E os que integram este governo correspondem infelizmente a esta versão execrável!

Sem comentários:

Enviar um comentário