domingo, 6 de janeiro de 2013

HISTÓRIA: Os cem anos de Nefertiti


Quem é afinal o proprietário legítimo do busto de Nefertiti exposto em Berlim? Esta questão, sempre em debate, é digno de um policial científico. O antigo diretor do Museu do Cairo exige que a Alemanha devolva a estatueta. Mas as autoridades alemãs mantém a posição de considerarem legítima a sua integração na coleção do Neues Museum.
A polémica não é recente, mas poucos sabem que a efígie de Nefertiti também provocou um conflito franco-alemão na época em que a responsabilidade pelas antiguidades egípcias estava entregue aos franceses.
A situação conhecera uma reviravolta durante a Primeira Guerra Mundial como se constata num conjunto de documentos inéditos encontrados em arquivos franceses e alemães pela historiadora Benédicte Savoy, nomeadamente num dossier do arqueólogo Pierre Lacau. Nele descobre-se como se criara um ódio pelas prospeções arqueológicas alemãs a partir de 1914, quando Lacau tudo faz para que as autoridades egípcias exijam dos alemães a devolução do que haviam encontrado e lhes fosse proibido o acesso a novos locais.
O livro da historiadora, «Nofretete – Eine deutsch-französische Affäre 1912 -1931 »,  acaba de ser publicado na Alemanha, ao mesmo tempo que a estatueta voltou a ser exposta no Neues Museum de Berlim até 13 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário