domingo, 3 de fevereiro de 2013

BANDA SONORA: «Suite nº 1 de Carmen»


Em 2013 as Folles Journées de Nantes foram dedicadas à música espanhola e francesa, pelo que o universo da «Carmen» de Bizet teria de se fazer presente. Interpretou-a a Orquestra Sinfonia Varsovia dirigida pelo maestro Jean Jacques Kantorow. 
Como não temos aqui disponível esse concerto aqui fica uma alternativa no youtube.
Recordemos que «Carmen» é a última e mais famosa ópera de Bizet, tendo por pano de fundo a região de Sevilha.
Bizet escreveu duas suites que se encadeiam a partir dos temas da ópera e que foram transcritas por Ernest Guiraud, um colaborador do compositor.
A 1ª Suite começa com um Prelúdio em Allegro moderato, que se interliga com a Aragonaise, uma animada dança espanhola com que se iria iniciar o 4º ato da ópera.
O Intermezzo é um noturno, que se inicia com a flauta e com a harpa, para passar depois para as demais secções da orquestra, com as cordas particularmente afirmativas.
A Seguidilla é a da canção sedutora de Carmen para impressionar Don Jose na taberna de Lilas Pastia.
«Os Dragões de Alcala» volta a ser um allegro moderato que constitui uma pequena marcha encetada pelos fagotes, mas depois acompanhada por todos os instrumentos de sopro.
E, enfim, temos «Os Toreadores», com que a ópera inicia, marcha festiva que acompanha a comitiva dos toureiros a caminho da praça aonde irão lidar.







Sem comentários:

Enviar um comentário