segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

FILME: «Ligações Perigosas» de Stephen Frears (1988)



Na França do século XVIII a marquesa de Merteuil (Close) propõe ao seu antigo amante visconde de Valmont (Malkovitch), que desflore a jovem Cécile de Volanges  (Uma Thurman), acabada sair do convento para se casar com outro dos habituais frequentadores do seu leito.
Interessado em recuperar os favores da influente marquesa, Valmont empenha-se na tarefa sem qualquer dificuldade de a bem executar, investindo bem mais esforço na conquista da recatada madame de Tourvel (Pfeiffer), que está hospedada em casa da sua tia…
Comparando com esta versão, a de Milos Forman, sua contemporânea é bem mais ligeira e libertina. Frears prefere o lado maquiavélico e perverso das personagens, com Glenn Close e John Malkovich jubilatórios na sua crueldade, trocando diálogos cínicos e pérfidos. Pfeiffer é, por seu lado, magnífica na casta Mme Tourvel, incapaz de resistir ao fogo da paixão.
A par deste trio, destacam-se dois jovens atores de talento como o são Keanu Reeves no papel do cavaleiro Danceny e Uma Thurman (então com 18 anos!) no de Cécile Volanges.



Sem comentários:

Enviar um comentário