quinta-feira, 4 de abril de 2013

DOCUMENTÁRIO: «Google and the World Brain» de Ben Lewis


É um documentário interessante sobre o fracasso do Google Books, utopia controversa que ambicionava digitalizar todos os livros existentes sem levar em conta os direitos de autor. Um projeto que já H.G.Wells acalentara, quando imaginara o futuro nos seus livros de antecipação científica.
Foi em 2002, que a Google encetou tal projeto, que começou por contar com a colaboração das mais prestigiadas bibliotecas universitárias norte-americanas (Harvard, Stanford, Michigan) e não só (a Bodleian Library de Oxford ou a Biblioteca da Catalunha).
Em pouco tempo mais de dez milhões de livros transformaram-se em ficheiros da gigantesca memória da Google. Só que seis milhões ainda estavam protegidos pelos direitos de autor.  Em 2005 uma sociedade de autores (a Authors Guild of America) e um conjunto de editores (Association of American Publishers) levaram a Google aos bancos dos tribunais. Três anos depois o “Google Book Settlement” dá razão ao gigante de Silicon Valley dando-lhe o quase total monopólio da biblioteca digital na internet.
Mas, fora dos EUA, outros protagonistas do mundo do livro e organizações políticas mobilizam-se para o contra-ataque. Em França ele assume a forma do projeto Europeana, uma biblioteca digital europeia lançada por Jean-Noël Jeanneney, um antigo presidente da Biblioteca Nacional de França. E, após uma longa batalha jurídica a justiça norte-americana acaba por declarar nula a sentença ditada em 2008.
O filme revela não só a derrota da Google, mas também os riscos de uma confiança cega na Internet e na tecnologia. Porque, de facto, que certezas poderemos ter da confidencialidade do que queremos ver ou ler na privacidade das nossas casas?


Sem comentários:

Enviar um comentário