segunda-feira, 1 de abril de 2013

FILME: «Transiberiano» de Brad Anderson (2008)


Embarcar no Transiberiano costuma ser tida como esplendida aventura pelo que comporta de exotismo, mas para Brad Anderson - que assina o argumento e a realização desta produção maioritariamente espanhola - pode revelar-se um pesadelo. Sobretudo, quando os protagonistas, Roy (Woody Harrelson) e Jessie (Emily Mortimer) são confrontados com os piores estereótipos daqueles russos outrora mostrados como capazes de comerem criancinhas e darem injeções atrás das orelhas dos velhinhos. Será o histriónico Ben Kingsley a personificar esse russo mau como as cobras, corrupto, tenaz e inteligente.
Ademais, e como em função dos dinheiros envolvidos, haveria que garantir a contratação de atores espanhóis, temos Eduardo Noriega a cumprir o papel de «mula» no transporte da droga escondida em matrioskas e responsável pela réplica da situação da «Intriga Internacional» do Hitchcock em que o casal protagonista se vê envolvido.
Mas se a história é mais do que equívoca no seu maniqueísmo primário e ideológico, o filme tem alguns argumentos a seu favor, mormente as paisagens quase totalmente cobertas pela alvura da neve, cor eficiente para a criação daquele sentimento de angústia, que se pretende transmitir ao espectador, subitamente a duvidar se está num thriller psicológico, se num filme de terror.
É claro que tudo termina em bem, com o casal regressado à segurança dos EUA, o mauzão em fuga e a namorada do espanhol, que mais sofrera no meio daquela confusão, a ficar com o avultado pecúlio do negócio com a droga, durante dias escondido num cadáver escondido pelo manto branco.
Veredicto para este filme de 2008: há preconceitos que persistem muito para além da queda de muros reais e ideológicos. E temos de compreender que Harrelson, Kingsley, Mortimer ou Kate Mara têm contas para pagar, pelo que se lhes perdoa esta passagem por algo tão inconsistente.


Sem comentários:

Enviar um comentário