domingo, 5 de maio de 2013

POLÍTICA: os "bons alunos" ficam tão mal na História!


A melhor demonstração da estupidez de camilo lourenço, quando aventou a injustificada opção dos jovens por estudos de História - que para nada serviriam! - aparece no brilhante artigo do «Público» de ontem, aonde Boaventura Sousa Santos regressa a 1914, para ilustrar o carácter recorrente do comportamento alemão face aos concorrentes, sobretudo quando eles são mais fracos.
Porque decerto nunca terá sido grande estudioso da História - ou tê-la-á aprendido através dos hermanos saraivas e dos rui ramos - passos coelho não está em condições de aproveitar os ensinamentos desse passado. Porque existe um paralelo bastante singular entre o «bom aluno», que se esforça por ser face a wolfgang schauble e o comportamento amistoso exigido pelo chanceler alemão theobald von bethmann-hollweg, quando mandou invadir a Bélgica em 1914.  
A História do século XX está cheia de exemplos de bons alunos que acabaram por ficar bastante mal na memória futura. E até admitimos, que passos coelho e gaspar não se importem com isso já que, parafraseando o nunca por demais citado guru, george dabliu bush, não estarão cá para o constatar. Mas os portugueses deverão imitar quantos, mesmo em situações extremamente adversas, nunca viraram a cara à luta e resistiram.  Porque tinham a certeza de acabarem por vencer...


Sem comentários:

Enviar um comentário