terça-feira, 18 de junho de 2013

DOCUMENTÁRIO: «De Cézanne à Bonnard. L’Atelier du Midi» de Florence Mauro (1)

Entre 1880 e 1960, o Mediterrâneo foi uma fonte de inspiração para as maiores correntes artísticas desde o Impressionismo ao fauvismo, passando pelo cubismo, pelas experiências surrealistas ou pelo abstracionismo.
Cezanne, Matisse, Van Gogh, Bonnard ou Gauguin: todos estes pintores alimentaram-se das cores e das luzes esfuziantes do Midi. Instalaram aí os seus ateliers e descobriram paisagens para pintarem. E encontraram-se entre si.
Em paralelo com a exposição «Le Grand Atelier du Midi», que está a decorrer entre 13 de junho e 13 de outubro no Museu Granet de Aix-en-Provence e no Museu das Belas Artes de Marselha, este documentário propõe uma fascinante deambulação através das obras impressionistas inspiradas pelo Mediterrâneo.
Explorando a riqueza de muitos arquivos pessoais, relata o diálogo constante entre os pintores do século XIX e os da primeira metade do século XX, nomeadamente através da sua abundante epistolografia.
É pois uma luminosa viagem pela região mediterrânica da França, descobrindo um Midi surpreendente e criativo, lugar privilegiado da vanguarda pictórica.


Sem comentários:

Enviar um comentário