sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FILME: “As Coleções de Mithat Bey” de Pelin Esmer (2009)

Mithat é um colecionador incorrigível, que consegue encontrar objetos e documentos da história turca nos seus passeios por Istambul.  Pelo contrário Ali, o porteiro do velho prédio aonde vive, é um homem vindo da província, que se sente meio perdido nessa vastidão urbana, pelo que resiste a aventurar-se muito para além do bairro.
Os dois homens são seres solitários, que acabarão por convergir quando a prevista demolição do prédio, considerado não conforme com a legislação antissísmica se aproxima.
 11'e 10 kala é a verdadeira história de Mithat Esmer, o velho tio da realizadora, que já fora objeto da sua primeira curta-metragem: Koleksiyoncu (O Colecionador).
Aqui ele está no centro da história eclipsando as demais personagens ficcionais do filme. Mithat dá particular importância á salvaguarda da História Turca arquivando não só objetos culturais da República fundada por Ataturk, mas também jornais, garrafas de vinho, relógios, brinquedos, fotografias, enciclopédias e até gravações sonoras.
O filme torna-se, igualmente, uma metáfora da própria vida: um amontoado de histórias pessoais, da cidade e do país.
O título original refere-se a uma série enciclopédica sobre Istambul de que falta o 11º volume a Mithat. 11'e 10 kala é igualmente uma obra sobre o choque de valores e a dificuldade de adaptação dos que vivem agarrados às tradições. Mas seria redutor restringir o objetivo do filme à realidade turca. È que ele não tem a ver apenas com as diferenças culturais e sociais.
Pelin Esmer interessa-se por um tema tão velho quanto o mundo: o encontro de duas pessoas em função do espaço confinado em que se encontram. Como ocorria com Antonietta e Gabriele em «Um Dia Particular» de Ettore Scola, embora sem a carga afetiva e a dimensão trágica ali verificada sob o fascismo.
No filme de Pelin Esmer, Methat não se resigna e teima em preservar o prédio, quando todos os demais locatários desejam vê-lo demolido na expetativa de acederem a apartamentos mais confortáveis. Mas é um combate inglório: traído por Ali, que gasta semanas a vender muito do património ali conservado, é demasiado tarde que o velho colecionador descobre estar sozinho no prédio com o que resta dos tesouros acumulados ao longo de tantos anos...




Sem comentários:

Enviar um comentário