terça-feira, 27 de agosto de 2013

POLÍTICA: Números com significado

  • 1,9 milhões de refugiados - dos quais um milhão é constituído por crianças - é o resultado da guerra civil síria. E por muito que EUA, França e Inglaterra queiram imputar todas as culpas a Assad, os seus adversários estão longe de ser meninos de coro. O resultado poderá ser a transformação de uma sociedade muçulmana laica para outra dominada pelo proselitismo fascista islâmico…
  • Portugal já é o país europeu com maior percentagem de professores com mais de dez anos de serviço em contratos a termo. Nuno Crato ainda quer melhor: o único a obriga-los a exame para aferir se podem ou não ser professores…
  • Em julho houve menos 15 mil pessoas a receberem subsídio de doença, menos 1200 o de inserção, menos 9000 o de desemprego e menos 2350 o de parentalidade.  Obviamente isso só pode significar que a situação social está a “melhorar”. Pelo menos será isso o que pensam os apoiantes de passos & Cª.
  • Para quem se orgulhava de optar sempre por menos impostos, esta direita continua a mostrar-se “coerente” com a sua ideologia: até julho o Estado arrecadou mais 1358 milhões de euros de receita do que no período homólogo do ano passado, o que equivale a uma subida de 7,6%. Os bolsos dos portugueses continuam a ser esmifrados sem contemplações.
  • Ainda assim a execução orçamental continua um desastre: segundo a Direção Geral do Orçamento as receitas caíram 3,4% até Julho e as despesas aumentaram 3,5%. Mas os porta-vozes da coligação congratularam-se com tanto “sucesso”.
  •  A Google, o Microsoft, o Yahoo e Facebook receberam milhões de dólares da Agência Nacional de Segurança (NSA)  para possibilitarem o acesso do programa Prism da espionagem norte-americana às contas dos seus clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário