domingo, 22 de setembro de 2013

ARTE: Hendrik Beikirch

O artista de rua Hendrik Beikirch pinta rostos, que contam histórias. São imagens a preto e branco e maiores do que os respetivos modelos. Rostos que falam da vida.
Nos seus retratos Hendrik imortaliza encontros fugazes: um velho que esperava o autocarro na Sibéria, um pescador coreano no porto de Busan, uma rapariga em Manhattan.
A partir de breves esboços, cria imagens, que chegam a ter 70 metros de altura, recorrendo a aerossóis, a tinta acrílica ou a tinta da China.
O seu projeto mais recente está a desenvolver-se na ponte de Ludendorff em Remagen. No âmbito da exposição «Gewaltige Bilder» (imagens monumentais) representou duas testemunhas de tempos idos: um antigo soldado americano e um antigo soldado alemão, que se enfrentaram nesse cenário histórico durante a Segunda Guerra Mundial. Em 8 x 8 metros esses dois rostos enfrentam-se, com o rosto virado para além do Reno.
Para o artista a História reflete-se melhor nos rostos dos que a viveram. Os olhos, os rostos, constituem, de facto, a chave para tudo, e é o que tento representar.


Sem comentários:

Enviar um comentário