quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DOCUMENTÁRIO: «Um espião em Pequim» de Nicolas Jallot (2012)

Já conhecemos a história a partir de «Mr. Butterfly», o filme que David Cronenberg rodou com Jeremy Irons, mas neste documentário encontramos o verdadeiro Bernard Boursicot a contar como, por amor por um cantor da Ópera de Pequim, se tornou num espião por conta da China.
O que resulta num filme assaz interessante.
Em 1964 o general De Gaulle decidiu estabelecer relações diplomáticas com a China comunista. Nesse mesmo ano um jovem bretão recrutado pela instituição sedeada no Quai d’Orsay desembarca em Pequim para aí exercer funções de contabilista na Embaixada francesa. Não tarda a conhecer Shi Peipu, um cantor lírico de aspeto andrógino, que lhe suscita uma imediata paixão, mas Boursicot reprime-se para não se envolver numa relação homossexual tão comprometedora.
É então que Shi Peipu lhe consegue vencer os escrúpulos ao convencê-lo ser uma mulher.
Anos depois, aprisionado pelos Guardas Vermelhos durante a Revolução Cultural, o artista escapa ao castigo comprometendo-se a ensinar ao amante os preceitos da doutrina maoísta.
Para proteger o objeto do seu amor, o modesto funcionário acede a entregar documentos confidenciais às autoridades chinesas. Começa assim uma vida dupla, que perdura até 1983, quando é desmascarado, preso e condenado a seis anos de prisão.
Radicado na sua Bretanha natal, desde que foi liberto, o antigo espião prescinde pela primeira vez do seu silêncio e aceita contar a sua versão do que sucedeu...


Sem comentários:

Enviar um comentário