sábado, 14 de setembro de 2013

FILME: «A Missão» de Roland Joffé (1986)



Em 1750 a rivalidade entre Espanha e Portugal pelo domínio das colónias da América do Sul está no auge, mas ambas as coroas apoiam a missão de conversão dos índios lançada pelo Papa e dirigida pelo cardeal Altamirano.
Entre os missionários destaca-se o padre Gabriel, que consegue a confiança das populações autóctones, apesar do terror nelas suscitado pelo bando do traficante de escravos Mendoza. A sua crueldade só conhece tréguas, quando está com o seu irmão Filipe ou com a bela Carlota.
Um dia, por ciúmes, Mendoza desafia o irmão para um duelo e mata-o. Encarcerado, vive no desespero até conseguir o perdão do padre Gabriel, que contará com o seu redentor apoio, quando se trata de contrariar os ditames oriundos das cortes europeias.
O filme tem a seu favor as interpretações de Jeremy Irons e de Robert de Niro bem como a sempre atual denuncia da corrupção na Igreja Católica.
«Missão» consegue ser visualmente muito estimulante, sobretudo logo nas primeiras cenas, quando nos desvenda as cataratas de Iguaçu e a floresta tropical. E há a belíssima banda sonora de Ennio Morricone, premiada com um Óscar, e onde têm lugar cânticos sagrados e rituais índios com que Joffé garante uma inegável intensidade lírica e dramática.
Entre os muitos Prémios, que o consagraram, o filme de Joffé foi Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1987.


Sem comentários:

Enviar um comentário