quarta-feira, 25 de setembro de 2013

POLÍTICA: 5,5%? In your dreams buddy!

A execução orçamental referente a agosto mereceu discursos entusiásticos dos apoiantes do governo, como se ela comprovasse o sucesso iminente da receita de austeridade pura e dura aplicada à economia portuguesa. Uma vez mais os arautos desta política quiseram-nos enfiar Lisboa pelos olhos adentro, cientes do que uma leitura mais atenta desses números pudesse fazer concluir.
Em primeiro lugar não explicaram que a relativa aproximação aos valores orçamentais previstos tiveram a ver com o colossal aumento de impostos, que vítor gaspar deixou como legado da sua governação.
Depois, se a receita fiscal subiu 6,3% em relação ao período homólogo, ficou ainda assim aquém dos 6,9% pré-definidos como objetivo orçamental. E está em queda acentuada depois do pico de 9% conseguido em junho e com tendência para refrear ainda mais. Razão porque o objetivo de 5,5% já flexibilizado para o corrente ano esteja seriamente em risco.
Mas onde ele ainda mais se mostra comprometido e desmente todos os discursos de recuperação proclamados pelo irrevogável portas é no IVA, que reflete sem margem para dúvidas a evolução do consumo interno e os seus efeitos na economia: depois de uma quebra de 0,6% no primeiro trimestre e de 1,1% no 2º trimestre, tivemos agora um trambolhão de 5,8% nos meses de julho e agosto.
Como conclui o blogue «Câmara Corporativa» com a produção industrial e as novas encomendas à indústria de novo em terreno negativo, o terceiro trimestre de 2013 pode muito bem representar o regresso da retração em cadeia da atividade económica. Que é previsão avisada de analistas desapaixonados dos números agora conhecidos do INE.


Sem comentários:

Enviar um comentário