quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IDEIAS: À beira do Apocalipse?

Numa entrevista dada a Jon Stewart, o biólogo inglês Richard Dawkins referiu duas das hipóteses hoje postas à discussão nos meios científicos tendo por leitmotiv a possibilidade de uma civilização como a terrestre acabar a curto prazo por iniciativa própria.
Um apocalipse, que não terá a ver, à partida, com qualquer razão bíblica, até porque Dawkins é um dos principais «maîtres à penser» dos ateus empedernidos em que me incluo, mas poderá derivar paradoxalmente de razões religiosas: até há relativamente pouco tempo, quem possuía bombas com capacidade de destruir o planeta, denotava um sentido de responsabilidade bastante para as utilizar exclusivamente como arma de dissuasão.
O exemplo mais conhecido dessa capacidade de contenção foi o episódio da Baía dos Porcos, quando John Kennedy e Nikita Khrushchev puseram o mundo à beira de um ataque de nervos e resistiram a carregar no mítico botão gerador de cogumelos tão bonitos quanto de efeitos definitivos.
Mas os anos mais próximos abrem a possibilidade de tal tipo de armamento cair nas mãos de quem não terá qualquer escrúpulo em utilizá-lo, já que acredita piamente na certeza de, ao morrer, encontrar milhares de virgens à sua espera no paraíso islâmico. Daí que um dos mais importantes responsáveis da Royal Society considere serem apenas 50% as possibilidades de a espécie humana chegar viva ao final do século XXI.
A outra tese à espera de demonstração considera que existe uma explicação para o fracasso da missão atribuída à instituição criada por Carl Sagan para ouvir todas as ondas de rádio provenientes do cosmos. Até agora, seja para que direção apontem as suas antenas, nenhuma ainda se deixou captar. Ora, põe-se a possibilidade de existir uma lei universal segundo a qual, ao atingir o patamar tecnológico de se autodestruir, todas as civilizações acabam por o fazer, contando-se apenas com uma janela de oportunidade de alguns séculos para a identificar e conhecer.
Segundo essa regra, a Terra estaria a curto prazo de a demonstrar!



Sem comentários:

Enviar um comentário