terça-feira, 19 de novembro de 2013

DOCUMENTÁRIO: «Leonardo da Vinci - na cabeça de um génio» de Julian Jones

Os cadernos de notas - ditos Codex - de Leonardo da Vinci - correspondem a seis mil páginas dispersas por diversas coleções espalhadas pelos quatro cantos da Europa.
Este documentário divulga as do Codex Atlanticus, que é o mais importante desses cadernos e está conservado nas caves da Biblioteca Ambrosiana de Milão.
Através de comentários de alguns dos mais reputados especialistas na obra do autor da «Mona Lisa», o filme convida-nos a revisitar a personalidade do génio da Renascença, aqui encarnado por um ator. Temos assim uma partilha das reflexões por ele formuladas a respeito do mundo do seu tempo, do seu modelo de pensamento, das suas capacidades de observação e dos seus processos de experimentação em campos tão variados do saber quanto o eram a geologia, a anatomia ou a engenharia.
Quer se trate do voo de um pássaro, do funcionamento do nosso corpo ou dos esquemas matemáticos verificáveis na natureza, o estudo dos desenhos e das notas contidas no Codex Atlanticus revelam o desejo obsessivo de Vinci em tudo conhecer.  Eles demonstram a sua espantosa capacidade em compreender o mundo á sua volta e a paixão por traduzir em diversas invenções aquilo que observa na Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário