sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MÚSICA: «Frauen Liebe and Leben, op.72» de Robert Schumann


Toda a biografia de Robert Schumann, desde o seu complicado namoro com a filha do seu professor de piano até à sua loucura e morte prematura, justifica incluí-lo entre os mais paradigmáticos compositores românticos. Ademais ele não foi tido como grande pianista, nem como maestro competente, apenas se lhe reconhecendo os dotes de crítico. Ainda assim considerado como demasiado complacente com as falhas alheias, mesmo que se justificasse o seu entusiasmo com Chopin e com Brahms.
Na sua obra de compositor os lieder têm um particular destaque, mostrando uma interligação fecunda entre as vozes e o papel atribuído ao piano, que as acompanha. Segundo os seus escritos, cabia ao instrumento enfatizar as subtilezas inexprimíveis pelas cordas vocais humanas. O piano deveria converter-se no complemento melódico e harmónico da voz.
Nos oito lieder consagrados com o título de «Freuen Liebe and Leben», ele musica os poemas de Albert von Chamisso, nos quais encontramos uma mulher a falar e a revelar a sua vida amorosa: o encontro com o homem que ama, o noivado, o casamento, a meternidade, a viuvez.
O poema de Chamisso é embelezado por sonoridades ora discretas, ora faustosas, triunfando a linguagem da alma como expressão das variadas modulações da vida.
Neste vídeo amador vemos Elina Garanca a interpretar as primeiras duas canções num espetáculo ocorrido no Carnegie Hall de Nova Iorque em 6 de abril deste ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário