quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

BANDA SONORA: Thomas Hengelbrock dirige a Sinfonia n 3 de Beethoven

A Sinfonia nº 3, mais conhecida como a «Eroica», é a opus 55 de Beethoven. Composta entre 1803 e 1804, foi estreada em abril do ano seguinte em Viena.
Inicialmente dedicada a Napoleão Bonaparte, em quem Beethoven via a emanação do progressismo anunciado pela Revolução Francesa, mereceu depois a rejeição dessa homenagem quando o compositor viu na sua proclamação como Imperador a demonstração da sua tirania.
Tratando-se de uma das obras mais populares de Beethoven é por muitos tida como a precursora do romantismo musical.
Quem aqui a dirige é um dos principais maestros alemães do nosso tempo: Thomas Hengelbrock, que desde 2011 dirige a prestigiada Orquestra Sinfónica.
Violinista de formação, ele é conhecido pelos seus trabalhos de investigação, interpretação e direção teatral. Hengelbrock é conhecido por  organizar conteúdos programáticos invulgares associando às obras mais reconhecíveis, as que, compostas no passado quase caíram no esquecimento, ou as do reportório contemporâneo. Com ele cada obra é considerada em função do contexto da sua época.
Porque necessitava de colaboradores com quem desenvolvesse o seu projeto deve-se-lhe a criação do Balthasar Neumann Chor (1991) e do Balthasar Neumann Ensemble (1995), que homenageiam pela sua designação o mais importante arquiteto alemão do período barroco.


Sem comentários:

Enviar um comentário