segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

POLÍTICA: Aquilo não foi propriamente um Congresso

Uma das piadas mais conhecidas de Juca Chaves era a que tinha a ver com o espantoso caso do riso das hienas. Perguntava-se o humorista brasileiro: a hiena é um animal que come fezes dos outros animais, só tem relações sexuais uma vez por ano e ri… mas ri de quê?
Das escassas vezes, que o Congresso do psd me apanhou pela televisão, antes do higiénico exercício do zapping, deu para perceber que o (ainda) primeiro-ministro andou muito divertido pelo Coliseu. Até chegar à gargalhada mais desbragada.
Mas, ao constatar tão obscena imagem, e ao pensar em quantos milhares de portugueses empobreceram violentamente nestes dois anos, quantos perderam o emprego ou tiveram de emigrar, era lícita a pergunta: passos coelho ria de quê?
Ainda assim, e por obrigação de conhecer o que acontece no campo ideológico contrário ao meu, fui ler o que se passou nesses três dias e o resumo não pode ser mais confrangedor para o que é a pobreza intelectual e cívica da direita, que somos obrigados a suportar.
Tivemos então:
· os heterónimos do PSD que fingem ser oposição - marcelo rebelo de sousa, marques mendes - foram todos situacionistas no dizer do insuspeito José Adelino Maltez
· o baldo de água fria no sábado quando os aplausos dos congressistas se refrearam subitamente, ao ouvirem passos coelho anunciar-lhes quem designara como número um do Conselho Nacional: miguel relvas.
· o líder da juventude psd, hugo soares, a coroar uma panóplia de insultos de outros compinchas seus ao líder da oposição, afirmando: “O pisca-pisca de António José Seguro faz dele a Rute Marlene da  política portuguesa”.
· Como única novidade programática tivemos o anúncio de um grupo de trabalho para estudar o candente problema da natalidade, como se ela não decorresse das malfeitorias aplicadas pela coligação de direita aos casais em idade de pensarem em ter filhos.
Desvirtuando um célebre quadro de Magritte, poderemos considerar que, embora o tenha parecido, aquilo não foi propriamente um Congresso.


Sem comentários:

Enviar um comentário