quinta-feira, 3 de abril de 2014

DOCUMENTÁRIO: «B… como Babilónia» de Bernard George (2008)

A primeira grande capital, que existiu no mundo, foi Babilónia, berço de uma civilização fascinante desaparecida há três mil anos.
Salam Jawad, jovem iconógrafa de origem iraquiana, pesquisa todos os objetos babilónicos disponíveis para os integrar numa enciclopédia virtual.
O documentário faz-nos acompanhá-la quando se encontra com alguns dos principais especialistas nesse período da História Universal e que puderam pesquisar o local arqueológico onde a cidade estava situada. Conhecemos assim Béatrice André-Salvini, do museu do Louvre, uma das poucas pessoas a ser capaz de ler os caracteres cuneiformes, ou Joachim Marzahn, que nos servem de guias para uma fabulosa viagem no tempo.
Nascida na Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos, desaparecida dois milénios mais tarde, a cidade de Babilónia só foi reencontrada no dealbar do século XX. A sua história lembra a de um movimento perpétuo que oscila entre destruição e reconstrução.
Reconstruída por Saddam Hussein e depois transformada numa base militar norte-americana durante a guerra do Iraque, continua a fazer sonhar...




Sem comentários:

Enviar um comentário