terça-feira, 16 de junho de 2015

Vá lá: só um pequenino esforço!

Durante uns bons anos considerei Sérgio Sousa Pinto um jovem dirigente com grandes qualidades para vir a assumir responsabilidades na direção do Partido Socialista.
Vi, entretanto, afirmarem-se outros jovens com um enorme potencial - Fernando Medina, Pedro Nuno Santos ou João Galamba - e a todos previ o futuro radioso, que levou alguém a qualifica-los de «jovens turcos». Ao Sérgio Sousa Pinto continuava-o a ver como uma espécie de decano dessa prometedora geração!
É certo que António Costa escolheu-o Pinto para integrar o Secretariado Nacional, o que confirmava aquela expectativa, mas, desde então, ou ele se atoleimou ou andou-nos a esconder a verdadeira face.
Querer , logo à partida, denegrir a candidatura de António Sampaio da Nóvoa como possível candidato da esquerda socialista às eleições presidenciais deixou-me surpreendido. Como foi essa a reação à entrevista agora publicada no «Sol» em como, depois das legislativas, não havendo maioria absoluta, será natural uma coligação com o PSD.
Com o PSD? Os meus olhos arregalaram-se de espanto perante tal despautério.
Será que Sérgio Sousa Pinto anda tão entusiasmado com as funções a que chegou, que desconhece o sentimento generalizado dos militantes socialistas?
Mesmo que o partido de passos coelho se pintasse de quadradinhos a preto e branco (as cores clubísticas de rui rio) acredita ser  essa a vontade de quem afastou Seguro por ver em Costa alguém mais solidamente ancorado à esquerda?
Temo que Sérgio Sousa Pinto corresponda aquele estereotipo do jovem de esquerda, a quem os anos vão empurrando tão para a direita, que não têm consciência de quanto nela entretanto se ancoraram…
Citando um velho slogan de 1968, encore un petit effort pour être … socialista!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário