sábado, 18 de julho de 2015

Um pesadelo no sul do Pacífico

A maldição do desenvolvimento é o pesadelo por que estão a passar as populações da Nova Guiné nas terras atribuídas pelo seu corrupto governo para que a Exxon Mobil aí concretize um dos mais ambiciosos projetos atuais de exploração de gás natural.
Essas pessoas são expulsas das suas terras às quais estavam ligadas não apenas pela sua propriedade, mas também pelas crenças mágicas a elas associadas. É a sua identidade a ser esmagada sem quaisquer escrúpulos por poderes económicos e políticos demasiado fortes para que sejam eficientes as catanas e as armas tradicionais  com que pretendem ataca-los.
Pelo contrário: no filme aqui linkado até se vê como um descaimento de terras provocados pelos furos da Exxon Mobil causou 23 mortos, sem que a companhia tenha-se dado sequer ao trabalho de recuperar os corpos para os entregar às famílias. A necessidade de por ali fazer passar uma estrada sobrepôs-se a quaisquer considerações humanistas.
E quanto às promessas de desenvolvimento e de melhoria de qualidade de vida, as populações constatam que continuam sem empregos, sem redes de distribuição de água, esgotos ou eletricidade conforme lhes fora prometido pelos políticos, que recebem as lentilhas da multinacional norte-americana para se calarem e oprimirem quem deveriam defender.
Mas o documentário é, igualmente, elucidativo quanto á hipocrisia da Administração Obama que, ora está em Copenhaga a perorar por medidas eficientes contra o aquecimento global, como, ao mesmo tempo, está a assinar o avultado empréstimo contraído pela Exxon Mobil para levar por diante este projeto no sul do Oceano Pacífico. A mesma companhia que, hoje em dia, é responsável por 1/20 das emissões de gases de estufa, que andam precisamente a causar as alterações climáticas... 

Sem comentários:

Enviar um comentário