terça-feira, 18 de agosto de 2015

A realidade do emprego

Não se trata de estudo encomendado por algum dos partidos da oposição ao atual governo. Pelo contrário, quem o publica é o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia!
E o que diz ele?
Que os novos empregos criados no setor privado estão a refletir uma acentuada desvalorização salarial com muitos licenciados a serem remunerados com o salário mínimo nacional.
Os economistas concluem por uma evidência: mesmo havendo uma diminuta recuperação na população empregada, o total dos salários por ela auferida continua a decrescer. Se as empresas estão a mostrar alguns ganhos em competitividade conseguem-no à custa do aumento da exploração de quem para elas trabalha.
O estudo mostra que, desde 2011, a percentagem dos trabalhadores a ganhar o salário mínimo cresceu 73,6% , fazendo com que um em cada cinco trabalhadores seja remunerado por tal valor. Se em 2011 isso acontecia com 11,3% dos trabalhadores, hoje  sucede com 19,6%, ou seja quase o dobro.
Ao mesmo tempo a remuneração média de quem trabalha foi diminuindo: em 2011 era 971,5 euros, enquanto em 2014 já descera para 947.
Cresce ainda outra constatação do estudo governamental relativamente à desigualdade de género: em 2014, 25% das mulheres recebiam o salário mínimo, enquanto entre os homens esse peso era de 15%.
Muito embora passos e portas esforcem-se por dar lustro à realidade do emprego em Portugal, ele continua extremamente baço e só melhorará com novas políticas orientadas para o crescimento da economia e a requalificação de quem trabalha.

Sem comentários:

Enviar um comentário