domingo, 30 de agosto de 2015

Jovens em (de)formação

Nas reportagens televisivas sobre a iniciativa laranja em Castelo de Vide, as câmaras focaram com bastante frequência os rostos dos jovens ali em (de)formação.
E a pergunta justificava-se: quem eram esses representantes de uma geração, que tem sido fortemente prejudicada pelo governo da direita, só capaz de lhes apresentar três escolhas de futuro: a emigração, o emprego precário ou, sobretudo, o desemprego.
Como ainda existem jovens iludidos pela propaganda de passos coelho e de paulo portas?
É verdade que arrivistas sempre os houve, e muito provavelmente aquela trintena de alunos até acreditam na possibilidade de se repetir por quatro anos um governo do psd e do cds onde aufiram excelentes salários como assessores. Afinal, casos semelhantes não faltaram durante esta legislatura. Mas, a menos de mês e meio das eleições ainda acreditarão nas sondagens encomendadas pelos seus mentores? É que têm quase como certa a desilusão quanto a expectativas desse tipo.
Que farão então se o Partido Socialista conseguir a vitória merecida, que o rigor do seu programa justifica? Sinceramente espero que não se armem em apressados para-quedistas, virando a casaca para melhor alcançarem os seus fins: é que de arrivistas sem grande preocupação pelos valores já o PS se livrou há quase um ano e sem que tenham deixado saudades... 

Sem comentários:

Enviar um comentário