terça-feira, 15 de setembro de 2015

As intuições de uma ação de campanha

Os diários de campanha eleitoral são quase sempre feitos pelo olhar supostamente objetivo dos jornalistas incumbidos de a relatar, mas não são frequentes os assumidos por quem nela vai participando ativamente no dia-a-dia. Por isso mesmo, e porque na função de militante de base do Partido Socialista estive hoje a distribuir jornais e outros materiais numa feira, que se realiza bissemanalmente no concelho do Seixal, vale a pena aqui fazer aqui três constatações quanto à intercomunicação com aqueles que, em 4 de outubro, irão protagonizar o processo de «correr com eles».

Em primeiro lugar tenho de assinalar uma grande empatia entre as pessoas e António Costa. O facto de ter deixado excelente obra feita em Lisboa e ter derrotado estrondosamente passos coelho no debate, é argumento mais do que suficiente para se sentir a intuição de uma vitória bastante mais significativa do que a anunciada nas sondagens.
Em segundo lugar a confiança no Partido Socialista, mesmo numa área geográfica de importante influência do Partido Comunista, que aliás partilhava o espaço de agitação e propaganda connosco. Não foram poucas as pessoas, que levavam materiais do PCP e também solicitavam os do PS, demonstrando a abertura de pensamento para ponderarem nas vantagens de optarem mais utilmente ou de acordo com a sua habitual propensão.
Em terceiro lugar senti o fracasso da estratégia da direita em querer empolar o caso Sócrates até à náusea. A exemplo da senhora da camisola cor-de-rosa tão elucidativamente exibida no primeiro programa dos ex-Gatos Fedorentos, várias pessoas manifestaram repulsa por tal postura, havendo quem avançasse com o facto de nada se conseguir provar no sentido da culpabilidade do ex-primeiro-ministro.
Como nota final posso apenas lamentar o contacto com duas pessoas assumidamente seguristas, que afiançaram não votar no PS nestas eleições, demonstrando afinal aquilo que já sabíamos: ao fazerem o jogo pretendido pela direita, mais não comprovam que passos coelho e paulo portas estarão a esta hora com enormes saudades da anterior liderança do PS. Pudera!

Sem comentários:

Enviar um comentário