terça-feira, 10 de maio de 2016

Os amigos de José Rodrigues dos Santos

Quando ouço Duarte Marques ou Hugo Soares a palrarem nas televisões, lembro-me logo de uma celebérrima propaganda salazarista, que dizia: «Ditosa Pátria que tais filhos tem!».
Até por os rostos, postura corporal e vestuário enquadrarem-se perfeitamente num “fashion chic” fascista, os dois deputados são sucedâneos muito reveladores desse alfobre de “talentos” que são a Juventude Social-Democrata e a Universidade de Verão do laranjal.
Ao primeiro chamou Ana Drago muito apropriadamente «velho, velho, velho» numa memorável intervenção parlamentar. O segundo debitou autênticas “pérolas” de alarvidade, quando andou a perorar contra a coadoção.
É na linha de tão notáveis antecessores, que a atual JSD decidiu pôr-se em bicos de pés e fazer uma queixa à ERC a propósito das supostas pressões exercidas por José Magalhães e João Galamba a respeito do comportamento de José Rodrigues dos Santos no telejornal de uma semana atrás.
Recorde-se que numa peça de ataque soez ao PS, e misturando mentiras e números fora do seu contexto, o “jornalista” da RTP quis enaltecer a obra do governo anterior em detrimento dos danos em curso por parte do de António Costa, suscitando uma reação viral de repúdio nas redes sociais.
Não se compreende como a RTP mantém esse suposto cabeça-de-cartaz à frente dos ecrãs. São tantas as provas da sua abjeta parcialidade, que será difícil à estação pública conquistar espectadores às privadas se o mantém como símbolo do seu tipo de “informação”.
A colagem da JSD a tal noticiarista é bem reveladora do tipo de cumplicidades com que ele pode contar: apenas uma ínfima parcela de estarolas se agradam com o seu trabalho. E como eles contam cada vez menos na realidade nacional, a defesa de quem há muito ultrapassou o limiar da obsolescência, estará reservada a um diminuto reduto de incondicionais condenados a falarem isoladamente para si mesmos.
De qualquer forma, José Rodrigues dos Santos tem uma única virtude: garantir excelentes gags humorísticos a seu respeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário